PROPOSTA PEDAGÓGICA

PROPOSTA PEDAGÓGICA


O Instituto Maria Imaculada fundamenta sua proposta pedagógica na formação integral do
estudante por meio de um ensino de qualidade e de uma proposta evangelizadora.

Como formação integral a educação salesiana proporciona o desenvolvimento das habilidades necessárias à formação do educando, visando motivá-lo a uma disponibilidade permanente para aprender a fazer, aprender a conhecer, aprender a ser e aprender a crer.

A perspectiva salesiana valoriza as pessoas em seu processo de individualização e
socialização, às realidades terrenas, desenvolvendo o sentido crítico, cuidando da
preparação para a liberdade, para a vida e o exercício profissional.

Seus princípios se concretizam com ênfase na formação de competências múltiplas, na
resolução de problemas, no trabalho em equipe, no empreendedorismo, na capacidade de
flexibilização e de aprender a aprender.

Desenvolve uma educação investigativa, dialógica e que propicia a troca de experiências;
uma educação que propõe o desenvolvimento de valores e a busca no sentido cristão da
vida, que estimula a aceitação das diferenças e o cuidado com o outro, que possibilita à
criança e ao jovem percorrer o conhecimento de maneira mais motivada, crítica e criativa
para o desenvolvimento do pensamento reflexivo.

A organização curricular estabelecida em áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da
Natureza, Matemática e Ciências Humanas tem por objetivo reunir os conhecimentos numa
prática escolar integradora e crítica.

Os componentes curriculares são desenvolvidos de forma a proporcionar um ambiente
escolar favorável à aprendizagem, no qual todas as ações favorecem um repertório de
significados. Assim, aquele que aprende pode utilizá-los na compreensão dos fenômenos e
no entendimento da prática social.

No IMI, aprender significa estabelecer relações. Nesta perspectiva, tanto as atividades
propostas bem como o universo de conhecimentos, experiências e vivências do educando
lhe permitem ultrapassar o senso comum, dando-lhe condições de posicionar-se de maneira
coerente frente aos desafios.

O papel do educador é de mediador do conhecimento, ou seja, aquele que propõe
estratégias didáticas, de maneira efetiva, com vistas a atender a todos os alunos. Sendo
assim, é sua função instigar, provocar e orientar os estudantes buscando alcançar a
excelência acadêmica.