Notícias

PROJETO JURI SIMULADO - CEMA - 2018

Centro Educacional Maria Auxiliadora - Brasília - DF

PROJETO JURI SIMULADO

Alunos da 1ª série do Ensino Médio do Centro Educacional Maria Auxiliadora participaram recentemente do Projeto Juri Simulado, desenvolvido na disciplina de Filosofia pela professora Natércia Bispo.

O objetivo do trabalho é incentivar a análise detalhada de uma das obras do PAS,  Apologia de Sócrates, e a contextualização dos conhecimentos filosóficos, tanto no plano de sua origem específica quanto em outros planos: o pessoal-bibliográfico; o entorno sócio-político, histórico e cultural; o horizonte da sociedade científico-tecnológico. Também foram contemplados no projeto os temas transversais como ética, religião, moral e justiça.

A professora Natércia Bispo, em aulas anteriores à apresentação do Juri Simulado, apresentou a obra aos alunos, mostrando o contexto histórico e social e os temas associados ao desenvolvimento dela, fez uma mesa redonda sobre os motivos do julgamento apresentados na obra para que os alunos se familiarizassem com o contexto e desenvolvessem o senso crítico e organizou a turma em grupos com funções distintas, em que cada um tivesse que desempenhar o papel de forma efetiva e envolvente: plateia – relatar o nosso júri como foi feito por Platão; defesa – defender com argumentos apresentados na obra; acusação – acusar com argumentos apresentados na obra; tribunal do júri – analisar e proferir o voto; juiz – organizar, orientar o desenvolvimento do julgamento e analisar e proferir o voto de minerva; réu – apresentar sua defesa, podendo buscar argumentos além dos apresentados na obra.

No dia da simulação, devidamente caracterizados, os alunos debateram o conteúdo de forma lúdica, como protagonistas, desenvolvendo seus aprendizados. Ao final das apresentações, os alunos sob a orientação da professora, construíram o perfil da obra Apologia de Sócrates, fazendo referência à contemporaneidade.

Foi um sucesso! Parabéns à professora e aos alunos!!!

PROJETO JURI SIMULADO - CEMA - 2018 (7 Fotos)