Notícias

CARTA DO PAPA FRANCISCO PARA O 9º ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS

21 a 26 de agosto de 2018 - DUBLIN - IRLANDA

CARTA DO PAPA FRANCISCO PARA O 9º ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS, QUE SERÁ REALIZADO EM 2018 EM DUBLIN, NA IRLANDA.

DATA:  21 a 26 de agosto de 2018

TEMA “O EVANGELHO DA FAMÍLIA: ALEGRIA PARA O MUNDO”.

Na carta, Francisco apresenta algumas orientações para que as famílias possam se preparar para o encontro. Uma delas é a reflexão e a partilha da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, sobre o amor na família, documento publicado após o Sínodo da Família.

O Santo Padre destaca que o Evangelho e a família continuam sendo uma boa notícia para o mundo de hoje. o ‘sim’ do Deus Amor. Somente a partir do amor a família pode manifestar, difundir e regenerar o amor de Deus no mundo. Sem o amor não se pode viver como filhos de Deus, como casal, pais e irmãos”, afirma.

A ênfase do Papa na carta é justamente para o amor, ele propõe que as famílias sempre se perguntem se estão vivendo a partir do amor, o que significa perdoar-se, respeitar o outro, doar-se ao outro. E voltou indicar as três palavras-chave para a boa convivência familiar: “por favor”, “obrigado” e “desculpa”.

O Papa também fala da família como lugar de misericórdia e testemunha de misericórdia. “Depois do Jubileu Extraordinário, o serão ainda mais e o Encontro de Dublin poderá oferecer sinais concretos”.

A carta foi endereçada ao prefeito do órgão vaticano para os leigos, a família e a vida, Cardeal Kevin Farrel, a quem o Papa confia o ensinamento sobre a Amoris Laetitia nesse tempo de preparação. Francisco também se dirigiu à arquidiocese de Dublin e a toda a nação irlandesa, agradecendo pela acolhida para o encontro.

Sobre o Encontro Mundial

Encontro Mundial das Famílias foi instituído pelo Papa João Paulo II. Em 1994, ele instituiu o Ano das Famílias e promoveu a primeira edição do Encontro. O Santo Padre participou de quatro edições: Roma (Itália), Rio de Janeiro (Brasil), Roma (Itália) e Manila (Filipinas), sendo que nessa última participou por videoconferência devido a seu estado de saúde.

Referência: As famílias um tesouro