Notícias

ENSA FAZ PARTE DO PROJETO MISSIONÁRIO SALESIANO DO BRASIL

11 de maio

ENSA FAZ PARTE DO PROJETO MISSIONÁRIO SALESIANO DO BRASIL

            A Escola Nossa Senhora Auxiliadora, a primeira escola da Inspetoria Madre Mazzarello, recebeu o grupo das Irmãs Missionárias do Brasil, da Argentina, do Uruguai, Paraguai, Chile e da América Central em Ponte Nova, Minas Gerais, no dia 11 de maio de 2019.

            O grupo das 24 irmãs foi acompanhado por Ir. Dulce Hirata e pelo Pe. David Troitino. Às 11h30min, as missionárias foram recebidas pela comunidade educativa de Ponte Nova com muita alegria. Onze irmãs se hospedaram na comunidade das Irmãs e treze ficaram no Hotel Pico, próximo à escola.

             O almoço foi festivo! Depois de uma hora de descanso, às 15h, o grupo se reuniu no jardim da ENSA, dando um grande abraço na Palmeira que tem mais de 123 anos.  Ela guarda em segredo, todo este tempo!  A seguir, entrando na Escola Nossa Senhora Auxiliadora, Ir. Zélia Patrício e a professora e historiadora Ana Luísa Fernandes de Oliveira Dias continuaram a narrar a História no pátio interno. Em seguida, diante da porta do Museu, Ir. Luísa Moreira e Ir. Antônia Ponzzo Dutra realizaram o cerimonial de abertura do museu desatando o laço simbólico de entrada.

            Por um bom tempo, as Irmãs viajaram na história ali contida. Muitas fotos, vários objetos antigos, quadros com fotos das formandas e álbuns diversos foram manuseados e observados. Ana Luísa ofereceu aos presentes o seu livro: “Terras de Negro e de Gente de Fé”.

            Após um pequeno intervalo, aconteceu a Celebração Eucarística, às 19h, presidida pelo Padre David Troitino. Na homilia, ele se referiu à diferença entre “fazer história” e os contos dos fatos históricos. Às 21h, o grupo agradeceu a Deus pela riqueza da experiência.

            Na manhã do dia 12, domingo, tiveram a Celebração Eucarística às 6h30min. Nas leituras do dia, frases bíblicas: “Era preciso anunciar a Palavra de Deus a vós” e “As ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem” nortearam esse momento na conclusão do encontro.

            As missionárias tomaram um gostoso café, fecharam suas malas e às 8h30min entraram no ônibus para finalizar o Projeto Missionário rumo a São Paulo e às missões nos seus diversos países da América.

            Por volta das 10h, Ir. Maria Américo, nossa provincial, presente no encontro missionário, agradeceu à comunidade por esses dias de graças repletos de encontros, orações, partilha e fraternidade e partiu com Ir. Luiza e Ir. Antônia para visitarem as comunidades religiosas de Cachoeira do Campo.

                                                                                                                             Ir. Sílvia Fonseca

ENSA FAZ PARTE DO PROJETO MISSIONÁRIO SALESIANO /BRASIL (22 Fotos)