DIA NACIONAL DE COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS

No dia 18/05, a educadora Fernanda, juntamente com algumas alunas do Curso de Magistério da Escola Nova Contagem, fizeram a acolhida, dentro do Chiara, no período da manhã, sobre o dia 18 de maio: Dia Nacional de combate a exploração sexual de crianças. Elas dramatizaram algumas formas como as crianças podem ser assediadas e violentadas. Os educandos acompanharam a apresentação do teatro com interesse e maravilhados com a forma que as atrizes interpretaram os papeis que estavam representando.

Na parte da tarde, a acolhida foi feita na Praça ao lado do Chiara, também sobre o dia 18 de maio: Dia Nacional de combate a exploração sexual de crianças. A Fernanda contou a história de como surgiu esta data: No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

A acolhida terminou com todos ouvindo a música: "Carinho de verdade" que foi gravada por vários cantores contra a exploração sexual de crianças, onde faz o seguinte convite: 
Abrace a causa
Abrace uma nação
Abrace a vida com o coração
Abrace o sonho da canção
Carinho de verdade

Obrigada a todas que participaram da acolhida!

Ainda no dia 18/05, as educadoras do Chiara trabalharam com as crianças e adolescentes a cartilha "Criança: saiba como se proteger" publicada pela Prefeitura Municipal de Contagem com a colaboração do CREAS. A cartilha, de forma lúdica, apresenta várias formas como as crianças podem se proteger para não serem violentadas.

Faça bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes. Esquecer é permitir. Lembrar é combater.

VEJA O VÍDEO SOBRE O TEMA