DIA DA ÁRVORE

21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore.

Os educandos das turmas Gratidão e Amizade (manhã) participaram do plantio de mudas nativas da região de Nova Contagem, durante a Semana Florestal.

Na manhã de terça-feira do dia 19, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), promoveu o plantio de mudas nativas na rua Ribeirão, em Nova Contagem. A ação foi coordenada pelas diretorias de Planejamento Ambiental e de Educação Ambiental da Semas, como o apoio da Administração Regional Vargem das Flores, e faz parte da programação da Semana Florestal.

O diretor de Planejamento Ambiental da Semas, Eric Machado, explica as várias ações que forma feita na região, todas desenvolvidas pela Semas. “Estamos aqui juntando alguns projetos da Semas como o Cidade Verde – que prevê o plantio de cem mil árvores em 4 anos, a Semana Florestal e o Contagem das Nascentes. A ação de hoje é muito representativa, pois quem conheceu essa área antes, sabe que ela estava muito suja. Foi feita uma limpeza, até para mostrar à população que é possível limpar e manter limpo. E estamos plantando essas mudas com o auxílio e apoio dos moradores”, destacou.

A Irmã Salesiana Dircione da Glória, coordenadora do Centro de Acolhida Chiara Palazzoli, obra social que atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, e atua em Nova Contagem há 18 anos, levou algumas de suas turmas para acompanhar as ações de plantio. “Trabalhamos vários temas com as crianças e um deles é a questão do meio ambiente, onde tentamos sensibilizar os educandos para o cuidado com a natureza. Hoje estamos mostrando para as crianças a importância do cuidado com o meio ambiente. Plantar essas árvores próximo à comunidade vai fazer com que as próprias famílias se sintam chamadas e convocadas a cuidar do meio ambiente, o que repercute na vida do cidadão”, enfatizou.

Foram plantadas cerca de 30 mudas de várias espécies de árvores ao longo da extensão da rua. Todos os exemplares foram identificados e catalogados com o auxílio de GPS. Os próprios moradores foram convidados a adotá-las e ajudar na preservação e no cuidado com a planta, garantido seu crescimento. Os que se comprometeram, receberam o Certificado de Boas Práticas Ambientais.