VISITA A COMUNIDADE DOS ARTUROS

No dia 16 de novembro a Comunidade Educativa do Chiara Palazzoli, juntamente com os educandos que fazem parte dos grupos da AJS (Articulação da Juventude Salesiana) que são: grupos de dança (manhã e tarde) e grupo de Capoeira foram convidados a visitar a Comunidade dos Arturos, a primeira comunidade negra do Brasil a ser reconhecida como Patrimônio Cultural.

A Comunidade dos Arturos foi fundada há 129 anos por descendentes de escravos, em especial pelo Sr. Artur e por sua esposa Carmelinda. Juntos eles tiveram 11 filhos, dos quais nove já faleceram.

Hoje apenas dois vivem na comunidade, o Mário, benzedeiro da comunidade, e o Antônio juntamente com cerca de 90 famílias.

A comunidade preserva as tradições dos negros que foram trazidos para o Brasil, por meio de festas e celebrações, como a Folia de Reis, Festa da Libertação dos Escravos e o Reinado de Nossa Senhora do Rosário, que conhecemos como Congado, festa originária do Congo.

Os educadores e educandos conheceram a história os moradores e toda a tradição do local. Um dia de muita alegria, comunhão e respeito a essa nova cultura que nos foi apresentada.