Ser devoto a Nossa Senhora, em especial sob o título de Auxiliadora, é ter a certeza de que nela encontram-se refúgio e segurança materna, proteção e auxílio para as horas difíceis, pois ela é uma intercessora e um modelo de como seguir Jesus. O amor a Auxiliadora é um dos presentes que Dom Bosco deixou à sua família, Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora, a qual soube transmitir esse amor mariano e o desejo de ser monumento vivo e prolongado no tempo de gratidão à Mãe de Jesus aos educadores e jovens pelo mundo. Hoje, incutir a devoção à Maria é também lançar mão de um poderoso instrumento educativo e evangelizador.

   A festa de Nossa Senhora Auxiliadora, realizada no Centro Educacional Maria Auxiliadora (Brasília/DF), durante todo o mês de maio, foi um exemplo marcante para essa comunidade escolar. Alunos e educadores fizeram novena, participaram da missa e ainda prepararam homenagens a Nossa Senhora Auxiliadora com danças, teatro, mágica, apresentações de circo. A culminância da festa foi a coroação de Nossa Senhora pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio no dia 23 de maio.

     Na festa foram realizadas nove apresentações com a participação de mais de 350 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Além da participação de cada turma na realização dos dias da novena. 

   Para essa festa, alunos e educadores acessaram textos bíblicos, pesquisaram canções, relacionaram fatos da tradição salesiana, sempre com a intenção de assegurar o tema proposto para o ano. Assim, no grande dia, o da celebração, todos praticamente já conheciam o roteiro das apresentações.

     Homenagear Maria Auxiliadora é algo mais que uma tradição, é vivência do transcendente, que ganha forma na devoção à Maria. É um momento em que os alunos desejam participar, porque é uma experiência simples e rica em fé. Tanto que uma ex-aluna, da década de 1980, Eloíza Maria Gazal, pontua que “com a devoção à Maria, aprendi o que é ter e ser uma boa mãe, dar carinho, aconchego e ser resiliente”.

    Agora, o mês de maio termina, mas a devoção há de seguir pelos outros meses do ano com a certeza de que a nossa Auxiliadora continua nos conduzindo ao seu filho Jesus. E quando maio do próximo ano chegar, uma nova chama há de queimar dentro do coração dos filhos que buscam auxílio em uma boa mãe.

    Parabéns a toda comunidade educativa. Deus recompense a todos por tanto amor, dedicação, fé, alegria e disponibilidade.

Maria Luiza da Costa Rosa Souza.

Alguns Registros: