Uma simples peruca pode ajudar na recuperação de pacientes com câncer. Pensando nesse ato de amor, as alunas Laura Bergman Masotti, do 1º ano B, e Clara Ribeiro Mundim, do 2° ano B, cortaram o cabelo para doarem para crianças com câncer.

A pequena Clara, de apenas 8 anos, disse que o cabelo embaraçava muito por estar comprido e, depois de uma conversa com sua mãe, Daniela Mundim, decidiu cortá-lo. A mãe lhe explicou que as crianças com câncer  perdem os cabelos por causa do tratamento. “Falei que o cabelo dela tinha tamanho para ser cortado e doado para que fizessem uma peruca. Ela pediu para cortar”, relatou Daniela.

Clara e a mãe foram a um salão que corta o cabelo e já o entrega para doação para o Hospital da Criança, que direciona o material para a ABRACE.  O mínimo aconselhável para doação é de 10 centímetro, porém não é uma regra; o tamanho é variável.

“Meu cabelo embaraçava muito, e quando minha mãe falou das crianças que precisavam, percebi que iria ser mais importante para elas do que para mim”, refletiu Clara sobre a decisão de cortar o cabelo.

Já Laura cortou 24 cm do seu cabelo para doar. A decisão veio por meio de um vídeo mostrado pela mãe, Sibeli Bergman, o qual apresenta uma menininha nos EUA que sempre corta o cabelo para doar para as crianças com câncer.

 “Quem recebeu o cabelo foi a ABRACE. Fomos lá na unidade de apoio deles, no Guará, para ela entregar e conhecer as crianças que são ajudadas lá. Eu também doei meu cabelo no ano passado, então ela já tinha a mim como referência”, elucidou Sibeli.

Ainda sobre a decisão desse gesto, Sibeli explica que já teve caso da doença na família. “Meu sogro morreu de câncer no ano passado e acompanhamos seu doloroso tratamento por dois anos. Então essa era uma coisa que realmente sentíamos que queríamos fazer”.

O cabelo ajuda a levantar a autoestima e faz uma diferença enorme no tratamento do câncer. Mesmo sendo um simples gesto, o número de doadores é baixo. Não é qualquer tipo de cabelo que rende uma peruca. Assim, sempre é bom reforçar e incentivar as pessoas a fazerem a doação do cabelo quando cortado, pois é um singelo ato que pode ajudar e muito as pessoas em tratamento dessa doença.

 

SERVIÇO

ABRACE

Para mais informações, ligue no (61) 31126000

E- mail: centraldoacoes@abrace.com.br