A Família Salesiana no Mundo

Apresentação da Família Salesiana

A Família Salesiana é formada por 30 grupos reconhecidos pelo Superior Geral da congregação dos Salesianos de Dom Bosco, que é o legítimo Superior de toda Família.
“D. Bosco compreendeu que a missão da educação cristã exigia a colaboração coordenada e diferenciada de muitas pessoas e procurou também o apoio dos não-crentes que poderiam sintonizar-se com o aspecto social de sua ação evangelizadora. Seu objetivo: “Formar bons cristãos e honestos cidadãos” é ainda hoje atual e válido também para nós, educadores e educadoras que vivemos a espiritualidade do Sistema Preventivo. Tal espiritualidade constitui para nós o modo concreto de traduzir a espiritualidade de comunhão, que orienta toda Igreja neste terceiro milênio; é a casa comum na qual, com a ajuda de Maria, Auxílio dos cristãos, podemos formular propostas educativas adequadas e eficazes para a realidade onde atuamos”.(Madre Antonia Colombo, Superiora Geral emérita das Filhas de Maria Auxiliadora)
Em 1859 o sacerdote João Bosco fundou a congregação dos SDB para um trabalho com os adolescentes e jovens do sexo masculino. Em 1872, tendo encontrado umas jovens que cuidavam da formação espiritual e moral das adolescentes e jovens mulheres, lideradas por Maria Domingas Mazzarello, fundou com ela o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Elas fariam para as meninas de Mornese o que ele fazia em Turim para os meninos. Poucos anos depois Dom Bosco fundou a Associação dos Salesianos Cooperadores, salesianos no mundo, como Dom Bosco os chamava. E, propagando a devoção a Nossa Senhora, com o título de Auxiliadora dos cristãos, Dom Bosco fundou a Associação dos Devotos de N. Sra Auxiliadora. Estes foram os 4 primeiros grupos da Família Salesiana, diretamente fundados pelo santo educador da juventude.
A esses, foram aparecendo outros: Ex-alunos/as dos SDB, Ex-alunas/os das FMA, criados por Don Filippo Rinaldi, sucessor de Dom Bosco. E ao longo destes dois séculos, salesianos, salesianas, e amigos de Dom Bosco foram fundando novos grupos com as características do carisma salesiano. São atualmente 30 grupos sistematizados e reconhecidos pelo Reitor Mor, que é Pai e Mestre da família Salesiana.
Numa das Estreias destes seis últimos anos, o Pe Pascual Chavez Villanueva convoca a F S e amigos de Dom Bosco a formar um grande movimento para a salvação da juventude. Desde 2012 estamos todos empenhados na preparação para a celebração do bicentenário do nascimento de Dom Bosco, dia 16 de agosto de 1815.
Em 2012 a Estreia nos convidou a “Conhecendo e imitando Dom Bosco, façamos dos jovens a missão da nossa vida! Em 2013 a Estreia nos convocou a “Como Dom Bosco educador, ofereçamos aos Jovens o Evangelho da alegria mediante a pedagogia da bondade”.
E neste ano de 2014 estamos aprofundando a espiritualidade do nosso fundador. O tema é: «Da mihi animas, cetera tolle». Apropriemo-nos da experiência espiritual de Dom Bosco para caminhar na santidade segundo a nossa vocação específica. «A glória de Deus e a salvação das almas».
Celebramos, com fervor, a festa de São João Bosco no dia 31 de janeiro, a festa de Nossa Senhora Auxiliadora no dia 24 de maio e o Dia Mundial da Família Salesiana no dia 16 de agosto, data do nascimento de Dom Bosco.
Há um Conselho Inspetorial do Serviço Salesiano de Animação da Família (CISSAF) que se reune duas vezes por ano, com um representante de cada grupo localizado nos estados de Minas, Goiás, Rio de Janeiro e Espírito Santo e no Distrito Federal. São estes Grupos: Salesianos de Dom Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, ex-Alunos SDB, ex-alunos FMA, Associação de Damas Salesianas, Voluntárias de Dom Bosco, Voluntários com Dom Bosco e Canção Nova.

Ir. Véra do Carmo Andrade - FMA

Família Salesiana (6 Fotos)