Crenças, Valores e Atitudes

 

Site de referência: https://www.escolasalesianabrasilia.com.br.

 

Pilares pedagógicos – forma de oferecer experiências pedagógicas

 

Cultura de alto desempenho acadêmico – O Colégio Pio XII promove uma cultura de alto desempenho acadêmico porque apresenta propósito, missão e  valores bem definidos e transparentes; uma equipe coesa e motivada; processos e indicadores de desempenho mapeados e a busca constante pelas melhores metodologias e estratégias para oferecer aos nossos estudantes.

 

Metodologias ativas – Aplicamos metodologias e estratégias diversificadas, centradas na aprendizagem dos estudantes, que envolvem a articulação de seus repertórios com os novos conhecimentos, construídos de forma colaborativa e participativa, por meio de situações-problema e desafios que, conectadas com a vida dos estudantes, façam sentido para eles e os instiguem a mobilizar saberes para a construção de soluções criativas, contando com uma efetiva mediação docente.

 

Pensamento científico – O pensamento científico se baseia no rigor da pesquisa, no tratamento das informações e nas leis e teorias que sustentam os fatos do mundo. Nossa proposta inclui o desenvolvimento de uma mentalidade científica que busca oferecer explicações de tudo o que acontece ao nosso redor, exercendo a curiosidade intelectual e utilizando as ciências com criatividade e criticidade.

 

Cidadania global e consciência planetária – Sabemos que a cidadania global se configura em tempos e locais não definidos e sem que ainda exista um espaço global democrático. O Colégio Pio XII se propõe a agir localmente, pensando globalmente, utilizando as realidades dos estudantes enquanto plataformas de experimentação e de consolidação de uma cidadania democrática ao promover uma coexistência pacífica, graças a uma formação cristã, ética e cívica, com respeito à diversidade e estimulando a participação nos diferentes mecanismos representativos e participativos da sociedade.

 

Salesianidade Sistema Preventivo – É uma proposta de educação que tem como foco a pessoa, isto é, a singularidade de sua existência. Caracteriza-se por ações que se dão nos campos do afeto, do respeito, da cordialidade e da valorização que os educadores encontram na abertura e na acolhida por parte dos jovens.

 

Linguagens – Partimos do pressuposto de que os seres humanos se constituem por meio das interações estabelecidas no decorrer das práticas sociais e da linguagem, assim, todos os conhecimentos adquiridos são postos em prática, mediados por diversas linguagens, como a verbal, corporal, visual, sonora e digital, que são imprescindíveis para a formação dos estudantes.

 

Aprendizagem criativa – Baseamo-nos na abordagem da aprendizagem criativa que tem por objetivo desenvolver conexões pessoais em que os professores criam ambientes propícios ao estímulo da criatividade, da imaginação e da colaboração que despertem os interesses dos estudantes.

 

Múltiplas competências – Uma educação de qualidade ocorre por meio do ensino e da aprendizagem de competências, com vistas à uma educação integral e integrada, que reconhece as especificidades dos saberes e busca promover conexões entre eles. Essas relações ocorrem de forma coerente e adaptadas aos desafios e às complexas demandas do contexto histórico, cultural e econômico em que nossos estudantes estão inseridos.

 

Projeto de Vida e Empreendedorismo – A proposta educativa salesiana centra-se na formação integral dos estudantes, que são instigados a mobilizar saberes para a construção de soluções criativas para as diversas demandas da vida. Articulados ao contexto escolar, os conceitos de Projeto de Vida e de Empreendedorismo nos ajudam a preparar crianças e jovens para os novos desafios do século XXI, que exigem pessoas com competências múltiplas para promover transformações e situações novas.

 

Educomunicação – Na Educação para a mídia, professores e estudantes produzem e socializam conteúdos educativos, utilizando o pensamento científico, crítico e criativo, fazendo uso da gestão democrática das mídias práticas de ecossistemas comunicativos abertos e criativos.

 

TABELAS DE INTERSECÇÕES DOS PILARES

 

CULTURA DE ALTO DESEMPENHO ACADÊMICO

METODOLOGIAS ATIVAS

PENSAMENTO CIENTÍFICO

CIDADANIA GLOBAL E CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA

SALESIANIDADE E SISTEMA PREVENTIVO

Metodologias ativas

 

Pensamento científico

 

Aprendizagem criativa

 

Múltiplas competências

 

Educomunicação

Cultura de desempenho acadêmico

 

Pensamento científico

 

Cidadania global e planetária

 

Aprendizagem criativa

 

Múltiplas competências

Cultura de desempenho acadêmico

 

Pensamento científico

 

Aprendizagem criativa

 

Múltiplas competências

 

Educomunicação

Aprendizagem criativa

 

Múltiplas competências

 

Salesianidade e sistema preventivo

 

Projeto de Vida e Empreendedorismo

Projeto de Vida e Empreendedorismo

 

Múltiplas competências

 

Projeto de Vida e Empreendedorismo

 

Cidadania global e consciência planetária

 

Educomunicação

 

LINGUAGENS

APRENDIZAGEM CRIATIVA

MÚLTIPLAS COMPETÊNCIAS

PROJETO DE VIDA E EMPREENDEDORISMO

EDUCOMUNICAÇÃO

Cultura de desempenho acadêmico

 

Pensamento científico

 

Aprendizagem criativa

 

Múltiplas competências

 

Educomunicação

Cultura de desempenho acadêmico

 

Pensamento científico

 

Múltiplas competências

 

Educomunicação

Projeto de Vida e Empreendedorismo

 

Projeto de Vida e Empreendedorismo

 

Cidadania global e consciência planetária

Pensamento científico

 

Aprendizagem criativa

 

Múltiplas competências

 

Linguagens

 

Cidadania global e consciência planetária

Cultura de desempenho acadêmico

 

Pensamento científico

 

Cidadania global e planetária

 

Aprendizagem criativa

 

Linguagens

 

Cidadania global e consciência planetária

 

Salesianidade e sistema preventivo

 

Múltiplas competências