Notícias

LVI DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

No próximo domingo, dia 29 de maio de 2022, Solenidade da Ascensão do Senhor, celebra-se o LVI Dia Mundial das Comunicações Sociais.

LVI DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

No próximo domingo, dia 29 de maio de 2022, Solenidade da Ascensão do Senhor, celebra-se o LVI Dia Mundial das Comunicações Sociais.

A Mensagem de Papa Francisco para este Dia Mundial das Comunicações tem como tema Escutar com o ouvido do coração. “No ano passado, refletimos sobre a necessidade de «ir e ver» para descobrir a realidade e poder narrá-la a partir da experiência dos acontecimentos e do encontro com as pessoas. Continuando nesta linha, quero agora fixar a atenção noutro verbo, «escutar», que é decisivo na gramática da comunicação e condição para um autêntico diálogo” (Mensagem do Papa Francisco para o LVI Dia Mundial das Comunicações Sociais).

É um convite para afinarmos a nossa capacidade de escuta cotidiana da realidade, no coração da contemporaneidade, para a construção de uma sociedade em harmonia, na acolhida da riqueza da diversidade, nos caminhos da sinodalidade. “Na ação pastoral, a obra mais importante é o «apostolado do ouvido». Devemos escutar, antes de falar, como exorta o apóstolo Tiago: «cada um seja pronto para ouvir, lento para falar» (1, 19). Oferecer gratuitamente um pouco do próprio tempo para escutar as pessoas é o primeiro gesto de caridade. Recentemente deu-se início a um processo sinodal. Rezemos para que seja uma grande ocasião de escuta recíproca. Com efeito, a comunhão não é o resultado de estratégias e programas, mas edifica-se na escuta mútua entre irmãos e irmãs. Como num coro, a unidade requer, não a uniformidade, a monotonia, mas a pluralidade e variedade das vozes, a polifonia. Ao mesmo tempo, cada voz do coro canta escutando as outras vozes na sua relação com a harmonia do conjunto. Esta harmonia é concebida pelo compositor, mas a sua realização depende da sinfonia de todas e cada uma das vozes” (Mensagem do Papa Francisco para o LVI Dia Mundial das Comunicações Sociais).

VEJA A MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O LVI DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Foto: L'Osservatore Romano. Tipografia Vaticana