Notícias

JORNADA ANTIMANICOMIAL DA PSICOLOGIA ABORDA TEMAS LIGADOS AO CAPACITISMO

16 de maio - 8ª edição da Jornada Antimanicomial da Faculdade Católica Salesiana de Macaé, no RJ

JORNADA ANTIMANICOMIAL DA PSICOLOGIA ABORDA TEMAS LIGADOS AO CAPACITISMO

Macaé - RJ

Na semana em que foi celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a discriminação da pessoa com deficiência foi o tema central da 8ª edição da Jornada Antimanicomial da Faculdade Católica Salesiana de Macaé, no RJ.

Com o tema: “Não ao Capacitismo, ser diferente é normal”, o evento ocorrido no dia 16 de maio, reuniu estudantes e profissionais da área de psicologia, evidenciando o movimento da Luta Antimanicomial, que se caracteriza pelo combate aos manicômios, à exclusão e à violência contra quem tem sofrimento psíquico.

Na programação, os presentes puderam participar de uma roda de palestras com as psicólogas representantes das instituições que atendem pessoas com deficiência na cidade de Macaé: Isabella Cantarino, do Portadores de Alegria; Aline Dias e Sirlei Pinheiro, da Associação Pestalozzi; e da egressa da Faculdade Salesiana, Sabrina de Freitas, da APAE Macaé.

Com o objetivo de manter o protagonismo desta edição, alguns usuários dos serviços das instituições estiveram presentes, compartilhando seus relatos de vida. O público também pode conferir o trabalho realizado, a partir de uma exposição de fotografias da Associação Pestalozzi e de parte do acervo de artes plásticas, troféus e imagens dos frequentadores da APAE de Macaé, além de depoimentos em vídeos produzidos pelos acadêmicos do curso de Psicologia. Outro momento marcante do encontro foram as apresentações de danças e balé.

Para a organizadora do evento, professora Msc. Gilzete Passos Magalhães, a jornada serviu para conscientizar as pessoas sobre as particularidades vividas pelas pessoas com deficiência. “Nosso objetivo foi enfatizar as habilidades e talentos dos usuários das instituições e convidar o público a pensar que a deficiência não deve ser negada, mas considerada como um aspecto da diversidade e não uma limitação, estigma ou sentença”, explica.

A Jornada Antimanicomial acontece todos os anos e tem a organização de alunos e ex-alunos do curso de Psicologia da Faculdade Católica Salesiana. Alguns membros da comissão responsável pela organização desta edição atuam como voluntários na Apae de Macaé, entre eles, André de Carvalho, Camilly Araújo, Carolina Machado, Maria Regina de Faria, Mariana Magno, Pedro Leal, Priscila Urtiga, Olavo Sousa, Sabrina de Freitas, Valeria Botelho e Yasmin Frossard, sob a supervisão da professora Gilzete Passos Magalhães.

“O evento foi dentro daquilo que propusemos. Através dos convidados, vimos as práticas de atuação das entidades, no que diz respeito à inclusão da pessoa com deficiência. Foi uma oportunidade única, com falas pontuais e potentes, onde foi mostrado como o Capacitismo é um atraso para nossa sociedade. É um trabalho de desconstrução que vai acontecendo aos poucos, com muita conscientização", pontua Marcello Santos, coordenador do curso de Psicologia. 

Texto: Alysson Nogueira
Fotos: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana

JORNADA ANTIMANICOMIAL DA PSICOLOGIA (14 Fotos)