Notícias

Missão Juvenil Salesiana 2024

No mês de julho de 2024, a Inspetoria Madre Mazzarello | BMM promoveu a Missão Juvenil Salesiana, com a participação de adolescentes, jovens, leigos, FMA e SDB.

 

Em julho de 2024, a Inspetoria Brasileira Madre Mazzarello (BMM) promoveu a Missão Juvenil Salesiana, que aconteceu no município de Linhares (ES) de 17 a 21 de julho, com a participação de 30 adolescentes e jovens, e no município de Aparecida de Goiânia (GO) de 25 a 28 de julho, com a participação de 28 adolescentes e jovens, num total de 78 participantes, junto às Filhas de Maria Auxiliadora, Leigos, Salesianos de Dom Bosco.

Participaram das Missões jovens com idade superior a 15 anos, provenientes de realidades educativas e socioeducativas da Inspetoria. Os jovens voluntários brincavam com as crianças e visitavam as casas da região, escutavam as famílias e, para quem quisesse, faziam juntos uma oração ou recitavam um Salmo da Bíblia. Participavam também de momentos formativos com temas relacionados à espiritualidade salesiana, à Igreja e à realidade local.

Ainda no mês de julho, realizou-se a experiência missionária (Missão Indígena) nas aldeias de Meruri e São Marcos, situadas no estado de Mato Grosso, com a presença de 11 participantes, entre Irmãs e leigos. Na Missão Indígena, os voluntários brincavam com as crianças e visitavam as aldeias indígenas, conhecendo as realidades dos povos.

É uma experiência de saída de si, colocando a serviço o próprio tempo para ser missionários no “campo” que o Senhor confia.

O Papa Francisco dirige-se assim aos jovens na Christus vivit: “Queridos jovens, por favor, não olheis a vida ‘da varanda’, coloquem-se dentro dela. Jesus não ficou na varanda, colocou-se dentro; não olheis a vida “da varanda”, entrai nela como fez Jesus. Mas sobretudo, de uma forma ou de outra, lutai pelo bem comum, sede servidores dos pobres, sede protagonistas da revolução da caridade e do serviço, capazes de resistir às patologias do individualismo consumista e superficial” (CV, 174).

A missão educativa das Filhas de Maria Auxiliadora, juntamente com os leigos, realiza-se através de uma Pastoral Juvenil inculturada que se inspira no Sistema Preventivo, vivido como espiritualidade enraizada na caridade de Cristo e na solicitude materna de Maria. O objetivo prioritário deste programa pastoral é conduzir as pessoas ao encontro com Jesus de Nazaré.

Numa sociedade fortemente centrada no ter, a experiência do dom gratuito e do serviço desinteressado é uma proposta rica de virtudes educativas. A adolescência e a juventude são fases da vida favoráveis ao desenvolvimento do imenso potencial de bem e as possibilidades criativas típicas destas fases da existência, a serviço de escolhas corajosas que respondam às perguntas sobre o sentido da vida.

Dom Bosco e Madre Mazzarello continuem a interceder por estas experiências missionárias salesianas, para que todos os que delas participam, sobretudo os jovens, possam “fazer a diferença” por um mundo melhor.


Por Ir. Ana Maria Cordeiro | Coordenadora Inspetorial de Pastoral Juvenil e Animação Vocacional, com informações do site do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

Missão Juvenil 2024 (19 Fotos)