Notícias

IX PRÊMIO MILTON DE FREITAS DE DIREITOS HUMANOS

3 de dezembro

IX PRÊMIO MILTON DE FREITAS DE DIREITOS HUMANOS

As indicações para o “IX Prêmio Milton de Freitas de Direitos Humanos” bateram recorde na edição de 2019, tanto na categoria individual, com 21 indicações, quanto na institucional, que chegou a 26. O volume inédito de indicações se deve à seriedade e transparência na condução de todas as etapas prêmio. Serão agraciadas três pessoas na modalidade “Prêmio Individual” e três instituições na modalidade “Prêmio Institucional”. A solenidade de premiação aconteceu no auditório do SEST/SENAT, no dia 3 de dezembro.

O coordenador da comissão organizadora e subsecretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Ricardo Cidadão, disse que a transparência e o envolvimento de todos da secretaria, somados à importância que o prêmio possui perante a sociedade, é a fórmula que atrai as pessoas e instituições para participar da premiação.

Ainda de acordo com o subsecretário, “esse prêmio capacita os vencedores a ter uma condição diferenciada em várias situações práticas, como critério de desempate para alguns chamamentos públicos, editais de distribuição de recursos ou mesmo a conquista de outras condecorações”, afirmou.

Este ano, uma das três instituições escolhidas foi o Centro de Acolhida Chiara Palazzolli, na modalidade “Prêmio Institucional”, representado pela Diretora Institucional Irmã Alessandra Maria de Oliveira Moreira. O prêmio foi um reconhecimento pelos serviços prestados, difusão, disseminação e divulgação dos Direitos Humanos na região de Contagem-MG.

 

Quem foi Milton de Freitas?

Milton de Freitas foi um líder popular e sindical de Contagem que dedicou toda sua vida na luta pela democracia, combate às injustiças e construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nascido em Ponte Nova, mudou-se para Contagem no final da década de 50, onde residiu até o seu falecimento em 1999. Marceneiro de profissão e militante por vocação, sua atuação foi destacada no processo de organização popular, de entidades sociais, sindicatos e associações de bairro. Participou de inúmeras greves ao lado dos trabalhadores, e destacou-se nos movimentos pela redemocratização do país.

IX PRÊMIO MILTON DE FREITAS DE DIREITOS HUMANOS (7 Fotos)