A Inspetoria Madre Mazzarello realizou, com sucesso, o Encontro Vocacional entre os dias 22 e 24 de novembro de 2024, na Casa Provincial da BMM em Belo Horizonte. O evento, que reuniu jovens acima de 14 anos, proporcionou um espaço de profunda reflexão e descobertas pessoais, inspirado nas palavras do Papa Francisco sobre o chamado vocacional.
Durante os três dias, as participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre o tema: “Eis-me aqui, Senhor”. Foram momentos de diálogo e reflexão, e aprofundar sua conexão com a proposta vocacional, no seguimento de Jesus Cristo. Outros temas trabalhados foram: Os sonhos de Deus e os nossos sonhos; o sonho de Deus para Madre Mazzarello. Na noite de sábado, puderam assistir ao filme de São Filipe Neri. O encontro foi coordenado pela Irmã Ana Maria Cordeiro, e as outras irmãs desenvolveram temas específicos como: Irmã Jaqueline Rocha Correia: O sonho de Deus para Madre Mazzarello e o Projeto de Vida; Irmã Rita Cristina de Jesus Pacheco: o sonho de Deus e os nossos sonhos. Contou com a participação de diversas jovens dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Também esteve presente a nossa Inspetora, Irmã Teresinha Ambrosim. Ir. Maria Américo apresentou as etapas formativas.
Seguindo o convite inspirador do Papa Francisco para "deixar-se fascinar por Jesus", o evento ofereceu um ambiente acolhedor para que as jovens pudessem questionar, refletir e descobrir o caminho na vocação a que se sentem chamadas. As participantes puderam compartilhar experiências, dialogar sobre suas inquietações e explorar o chamado vocacional em um ambiente de escuta e compreensão. A iniciativa reforça o compromisso com a formação e o acolhimento das jovens, proporcionando um espaço significativo de crescimento pessoal e espiritual.
No final, foram convidadas a escreverem uma carta expressando o desejo de serem acompanhadas mais de perto no processo vocacional e ou mesmo pedindo para serem admitidas na etapa formativa do aspirantado no próximo ano.
O encontro terminou com o almoço e agradecimento às irmãs da comunidade feito por uma das jovens.
Por Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM.