Notícias

PRÊMIO MACHADO DE ASSIS 2019

O Prêmio Machado de Assis deste ano 2019, adotou como frase de inspiração para o projeto a citação do escritor português Valter Hugo Mãe "Pela oportunidade da cultura, pela arte, pela educação, pelo ensino, nós podemos beirar a felicidade".
O Prêmio Machado de Assis deste ano 2019, idealizado pelos professores de Língua Portuguesa - Ana Caroline de Oliveira & Alexandre Rodrigues, adotou como frase de inspiração para o projeto a citação do escritor português Valter Hugo Mãe "Pela oportunidade da cultura, pela arte, pela educação, pelo ensino, nós podemos beirar a felicidade". 
 
Ao longo de todo o evento, a frase em questão foi vivenciada em toda sua magnitude, haja vista que, além das obras literárias expostas por cada aluno da 2ª série do Ensino Médio, estes abrilhantaram ainda mais o evento ao fazerem, por meio da poesia, da música e da dança, uma singela homenagem ao pais, aos educadores envolvidos e à equipe gestora.
 
É importante destacar também que, a cada edição, o Prêmio Machado de Assis oferece-nos a possibilidade de mostrar aos nossos alunos que inspiração, criatividade e experiências de vida nem sempre acontecem no âmbito da sala de aula. Na verdade, a folha em branco na tela do computador e as letras dispostas aleatoriamente no teclado são aparatos convidativos para que o aluno, agora escritor, torne-se o protagonista na construção do seu conhecimento, pois a cada página ele é convidado a um dos maiores desafios: transpor a sua imaginação para o papel. E esse objetivo, mesmo diante das inúmeras adversidades da escrita e do processo de inspiração textual, foi concretizado nas obras literárias construídas pelos estudantes da 2ª série - os quais nos apresentaram inúmeros enredos: distopias, guerras medievais, histórias habitadas por reis, piratas, zumbis, galáxias, enigmas, teorias da conspiração, seres mágicos, sobrenaturais e míticos, terror, biografias, entre inúmeros temas. 
 
Enfim, ao final desse projeto, muitos alunos perceberam que ser escritor é observar tudo ao seu redor, enxergando beleza nos momentos mais simples e talvez monstruosidades nos momentos mais alegres. 
 
Ser escritor também é aquele que, com licença poética, pode tudo, seja em pró de uma boa risada ou mesmo uma reflexão. Mas, para isso, cabe a ele utilizar da beleza e dos sentidos das palavras para dizer o que sente e enxerga ao seu redor.
 
Parabéns aos estudantes da 2ª série do Ensino Médio pelo trabalho primoroso desenvolvido!
 
            Professora Ana Caroline de Oliveira Meira  
 
 

PRÊMIO MACHADO DE ASSIS 2019 (11 Fotos)