No primeiro trimestre, as aulas de Ensino Religioso trabalharam a importância das Instituições Sociais no processo de socialização dos indivíduos e o papel que desempenham na organização da vida pública. Falamos também sobre os desafios da vida em grupo e, em específico, como a prática do bullying pode afetar o psicológico das suas vítimas e gerar consequências danosas para o seu desenvolvimento individual e prejudicar, ainda, a sua interação social.
A partir desse contexto, os alunos do 6º ano motivaram-se a gravar vídeos conscientizando sobre o que é, as causas, as consequências e como agir diante de uma situação de Bullying.
Na Espanha, um em cada quatro alunos do Ensino Fundamental ao Bacharelado, sofre bullying.
A realidade é que nos últimos anos, infelizmente, nos familiarizamos com termos até então desconhecidos para nós, como bullying e cyberbullying. Por isso, acreditamos que é fundamental, como professores, agirmos sobre o assunto e proteger nossos alunos.
Na aula de Espanhol preparamos um guia com 10 dicas para prevenir o bullying em sala de aula:
1. Abra seus olhos
2. Ouça e respeite
3. Ensine as crianças a agirem
4. Esteja ciente do que está acontecendo fora da sala de aula
5. Reaja e aja rapidamente
6. Fale com as famílias
7. Trabalhe a questão do bullying em sala de aula
8. Promova a empatia
9. Conheça seus alunos
10. Poste pôsteres na sala de aula
Para prevenir o bullying, o mais importante é que você conheça as crianças sob seus cuidados e fique de olhos abertos para qualquer mudança em seu comportamento, por menor que seja.
Nesta primeira fase, procuramos sensibilizar através do guia de conselhos e da produção de um vídeo educativo em espanhol, sobre a importância de conhecer, amar, respeitar e cuidar do outro.
É importante destacar que esta atividade ocorrerá ao longo do ano.
Daniela Aparecida Tomazini - Ensino Religioso
Martín Barthaburu Formoso - Espanhol