As cantigas de roda são recursos valiosos no processo de aprendizagem, pois contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora, da memória, da comunicação oral, da criatividade, do vocabulário, da socialização, do trabalho em equipe e do respeito ao próximo e ao meio ambiente.
Geralmente, as crianças participam cantando, o que estimula de forma lúdica a oralidade, a memória e o ritmo. Nessa aula, em especial, os alunos do 1º ano B do Ensino Fundamental puderam enriquecer essa experiência utilizando instrumentos de percussão confeccionados com materiais reutilizados para acompanhar as cantigas.
Além de ampliarem o vocabulário ao entrar em contato com novas palavras presentes nas músicas, as crianças também exercitam a criatividade por meio dos movimentos corporais. Ao cantar em grupo, sentem-se parte de um coletivo, o que favorece a participação de todos — desde os mais tímidos até os mais extrovertidos.
A atividade proporcionou o desenvolvimento de importantes competências, como o trabalho em equipe, a cooperação, a autoexpressão, a autoestima, além de habilidades físicas, emocionais e sociais.
Professora Lislaine Freitas Vitorino de Oliveira
📸 Fotos: Lislaine Freitas