ESCOLA EM PASTORAL

Desenvolver a educação salesiana hoje, é pensar em um processo de valorização de todos os agentes educacionais de uma presença salesiana. É um contínuo reaprender a olhar a escola como um todo educacional e transcendente. A esse olhar/ação chamamos de “uma escola em pastoral” que reflete a proposta sonhada e concretizada pelo fundador salesiano: Dom Bosco.

Ao desenvolver seu audacioso trabalho, Dom Bosco chegou a conclusões que merecem destaque. Primeiramente estabeleceu princípios, pilares da pedagogia salesiana, que são: Razão, Religião e Amorevolezza – palavra italiana sem tradução em português, que se aproxima de ternura, é uma forma de amor que cuida, que educa. A segunda era sua convicção/crença de que mesmo no jovem mais perdido há algo de positivo. É preciso descobrir o que ele tem de melhor e procura.

A vida pastoral no INSTITUTO MARIA IMACULADA perpassa cada esfera institucional, chamando atenção para o carisma, a espiritualidade e o zelo humano, que deve acontecer em todos os ambientes.

A função da pastoral está em contribuir para a formação humana e espiritual de toda a Comunidade Educativa. Para isso, trabalha em parceria como equipe gestora, abraçando os serviços de assistência pedagógica, orientação educacional, educação social, comunicação... auxiliando, assessorando, acompanhando e participando das demandas da escola e obra social.

O Evangelho, o Carisma Salesiano e o Sistema Preventivo de Dom Bosco alicerçam o existir da pastoral escolar. Seu compromisso é trabalhar para que os educandos sintam que no ambiente salesiano existe um clima diferenciado de acolhida, alegria e espontaneidade:

 

                                                                        

 

Missão da pastoral:

• Ser na escola presença e sinal animador do Carisma Salesiano;

• Trabalhar a formação humana e cristã para criar clima de família com educadores e educandos;

• Promover atividades de socialização, formação e espiritualidade em toda comunidade educativa.

Objetivos da pastoral escolar:

• Desenvolver um projeto de educação pela fé, oferecendo aos educandos um clima de liberdade segundo uma salutar pedagogia;

• Oferecer um serviço que oriente, acompanhe e fortaleça os educandos na descoberta e realização de seu projeto de vida;

• Favorecer a possibilidade de vivência em grupo e ampliá-la para que possam surgir experiências de comunidades corresponsáveis e comprometidas;

• Ser referência da presença carismática salesiana e religiosa;

• Promover atividades com cunho social e religioso;

• Auxiliar a formação pedagógica, religiosa e humana;